Apaixonado por cavalo, Léo Steinbruch iniciou no Enduro sem conhecer a fundo a performance do cavalo Árabe. No começo, as curtas provas de planilhas e seus cavalos se adaptavam bem a suas necessidades, porém com o crescimento do esporte, na década de 90 e também o seu interesse nas competições as condições das provas mudaram.

Com o aumento da distancia e das velocidades, a aquisição de cavalos mais competitivo foi necessária e a raça Árabe passou a fazer parte da vida e das competições de Leo. Nesta época, os animais adquiridos para o Enduro eram basicamente das raças Árabe e Anglo-Árabe que haviam sido rejeitados para o Halter ou oriundos de haras criadores de cavalos de esporte.

“Um dia, um cavalo criado por mim disputará um mundial entre os melhores do mundo.”

Léo Steinbruch

Localizado na cidade de Bragança Paulista, na Fazenda São Sebastião, o Haras Endurance conta com uma área de 70 hectares de pastagens e 10 hectares de campos de feno. Desde o início de sua criação, a preocupação de Léo Steinbruch foi aliar a genética de seus produtos ao melhor método de criação.

Os potros ficam soltos em piquetes com suas mães até os cinco meses. São cavalos criados em total liberdade, tratados com pastagens de alto valor nutricional e suplementados com ração produzida no próprio Haras, ração está composta com pelo menos 80% de alimentos plantados na fazenda.
Semanalmente, o veterinário do Haras avalia todos os lotes quanto às necessidades nutricionais, bem como seus estados clínicos.

Os cruzamentos são realizados de acordo com a linhagem e características desejadas. A busca é sempre por produtos com genética conhecida para enduro, boa função cardiorrespiratória, bom tamanho e porte, rusticidade, bons aprumos e bom temperamento.

No entanto, não havia no mercado brasileiro animais criados para a prática do Enduro Eqüestre ou filhos de reprodutores com sangue conhecido por sua aptidão pelo esporte. Léo Steinbruch resolveu, então, iniciar sua criação de cavalos para o Enduro.

Investiu em conhecimento e experiência internacionais, estudou a fundo as linhagens dos cavalos vencedores de grandes competições mundiais. Conheceu criadores nos Estados Unidos e na França e garanhões que apareciam na linhagem de diversos vencedores de competições. Decidiu, então, criar cavalos descendentes destes garanhões, com genética comprovada, e descendentes de cavalos com performance comprovada em competições.

Com isso, hoje o Haras Endurance se dedica a criação de cavalos de Enduro das raças Árabe, Anglo-Árabe, Cruza-Árabe e Shagyar